6ª edição
2024

Escolha o idioma

Longa Ficção

Consultoras

Marina-Meira-Personalizado
Marina Meira
Com mais de dez anos de atuação no mercado audiovisual, Marina Meira participou do desenvolvimento de projetos para canais como Netflix, TNT, Fox Premium, Futura, Mais Globosat, Globoplay e Amazon. Roteirista do curta “As Aventuras de Pety” (Melhor Roteiro e Filme no Festival de Cinema dos Sertões). Autora de “A Máquina de Fazer Dinheiro” (finalista no concurso Guiões 2019). Também é curadora do concurso de roteiros FRAPA, jurada do Concurso de Curtas ROTA e consultora do Cabíria Lab 2020 e 2021.
Foto: Divulgação
Marina Meira
@mmarinameira
Renata-Sofia
Renata Sofia
Autora roteirista na TV Globo, onde atualmente colabora em novela inédita. Participou de desenvolvimento de novela, séries, animação e longa-metragem para Netflix, Multishow e produtoras como Conspiração, Raccord, Dédalo, Pindorama, 2Dlab, LaPilar e Mira Filmes. Colaborou em “Detetives do Prédio Azul” e "Temporada de Verão.
Foto: Arquivo Pessoal
Renata Sofia
@renatasosofia
Vanessa-Fort-768x768
Vanessa Fort
Roteirista e consultora. Corroteirista e co-diretora do curta-metragem "Pai Francisco", junto com a Joyce Prado e o Marcus Vinicius Vasconcelos. É coautora e roteirista da série infantil "O pequeno Nico e as grandes perguntas”, juntamente ao Marcus Vasconcelos. Está dedicada ao "Amparo", longa que faz parte do Núcleo Fuga que ganhou o o edital de núcleos criativos da Spcine. É coautora e roteirista-chefe da série Mundo Ripilica. É roteirista e produtora-associada dos documentários "Eleições", Dir. Alice Riff e "Você não sabia de mim", Dir. Alan Minas. Como roteirista já trabalhou para Biônica Filmes, Maria Farinha Filmes, entre outras.​ Durante 7 anos, até 2015, foi coordenadora geral e editorial do Prix Jeunesse Iberoamericano e do comkids, iniciativa que é co-fundadora. Como consultora, trabalhou para a Campo Cerrado Filmes, Carnaval Filmes, entre outras. Foi jurada do edital afirmativo de curtas da Spcine (e consultora dos documentários), do edital do Ministério da Cultura da Colômbia, do Japan Prize, etc. Há mais de 10 anos se soma ao debate de políticas afirmativas para o audiovisual e de políticas de cultura para as infâncias.
Foto: Arquivo Pessoal
Vanessa Fort
@vanessa_fort_

Curadoria

Aline-Oliveira
Aline Oliveira
Jornalista, mestranda na PUC-SP e roteirista. Tem mais de 10 anos de experiência em comunicação e já colaborou para diversos veículos, como revista Rolling Stone Brasil, jornal Folha de S.Paulo e Revista Marie Claire. Especializou-se em roteiro na Academia Internacional de Cinema, ESPM e B_arco Cultural. Já atuou em produtoras de vídeo, foi roteirista da Revista AzMina e curadora do Cabíria Prêmio de Roteiro desde 2021. É roteirista no Alma Preta Jornalismo.
Foto: Arquivo Pessoal
Aline Oliveira
@ol_aline
Bruna-Karyne
Bruna Karyne
Formada em Cinema pela PUC-RIO, com passagens pelas Universidades de Leeds (Inglaterra) e Oslo (Noruega), Bruna Karyne é escritora, produtora e roteirista. É curadora de alguns dos festivais de roteiro mais importantes do país, como o ROTA (2022; 2021) e Festival Cabíria de Roteiro (2020; 2023) e já escreveu projetos para HBO Max, Conspiração Filmes e Ananã Produções. Seu primeiro longa, uma comédia romântica estrelada por Thati Lopes, chega aos cinemas em 2024, com distribuição da Imagem Filmes.
Foto: Arquivo Pessoal
Bruna Karyne
@bru_karyne
Kiwi-Bertola
Kiwi Bertola
Apaixonada por contar histórias,com 16 anos de experiência no audiovisual, nas áreas de roteiro, direção e produção executiva. No Grupo de Desenvolvimento do Centro Cultural Marieta, onde desenvolveu projetos autorais como o curta “O Carnaval de Gregor” e o livro infantil “Paco e os medos que a gente tem”.
Foto: Arquivo Pessoal
Kiwi Bertola
@kiwibertola
Luciana-Damasceno
Luciana Damasceno
Roteirista, atriz e realizadora. Fundadora e sócia da Cardume, streaming que visa fomentar e difundir curtas-metragens, onde é chefe da curadoria e programação. Curadora do Prêmio Cabíria desde 2019. Foi chefe da curadoria de curtas do prêmio ABRA 2021 e 2022, na mostra competitiva do FRAPA 2022 e 2023 e jurada na 12a Mostra Sururu de Cinema Alagoano. Roteirista da série “Colapso”, contemplada pelo FSA para TVs Públicas, com lançamento previsto para 2024.
Foto: Arquivo Pessoal
Luciana Damasceno
@luluhdamasceno
Maira-Brito
Maíra Brito
Primeira mulher negra a roteirizar, dirigir e apresentar programas, documentários e interprogramas na TV Câmara (Brasília), atuou em 12 produções. Tem passagem por salas e projetos de impulsionamento de roteiristas na Netflix e Paramount. Parecerista da RioFilme, Frapa e Cabíria. Teve projetos selecionados por laboratórios como APAN/Amazon, Diáspora Lab e Minha Vida Dá um Filme. Atualmente é assistente de desenvolvimento numa série YA na Gullane e escreve seu primeiro longa “Sou Sua Pessoa Amada”.
Foto: Maíra Brito
Maíra Brito
@_mairabrito_
Maria Lutterbach (Personalizado)
Maria Lutterbach
Maria Lutterbach é roteirista e diretora do média-metragem "Verde-Esperanza: Aborto legal na América Latina" (2022), licenciado para o canal Curta!. Ela é autora do romance "Baixo Araguaia" (Editora Quelônio, 2021) e roteirista da série "Elas, Indígenas", 2º lugar no Prêmio Cabíria (Não-ficção) 2021. Além disso, é roteirista e diretora de curtas documentais exibidos em TVs públicas e festivais nacionais e internacionais. Fundou a Filmes da Fonte, produtora de impacto com foco em temas de gênero e direitos.
Foto: Divulgação
Maria Lutterbach
@filmesdafonte
Matheuzza-Xavier
Matheuzza
Matheuzza é baiana, atriz, dramaturga, roteirista e pesquisadora sobre a travestilidade no universo das artes cênicas. Atuou nos espetáculos teatrais "Até o Fim" com direção de Valdinéia Soriano e "Pele Negra, Máscaras Brancas" com direção de Onisajé, tendo sido indicada como atriz revelação no 27º Prêmio Braskem de Teatro por este último trabalho. Seu primeiro roteiro de longa ficção "Mares" foi finalista do Cabíria Festival 2022 e premiado com o Prêmio Selo ELAS no mesmo festival.
Foto: Arquivo Pessoal
Matheuzza
@matheuzza
Milena-Rocha
Milena Rocha
Realizadora audiovisual piauiense atuando com roteiro e direção. É uma das idealizadoras da Mostra Piranhão de Cinema.
Foto: Arquivo Pessoal
Milena Rocha
@mandapramilena
MURIEL-ALVES
Muriel Alves
Roteirista, diretora e documentarista. É jornalista formada pela Puc-Rio, cursou direção de documentários na EICTV, em Cuba, e a especialização "Imaginando Realidades" na Universitat Autònoma de Barcelona. Atuou em dezenas de documentários, programas de TV e séries para streaming. Foi parecerista da Ancine na avaliação de projetos do FSA. Também é professora da Roteiraria e curadora do Cabíria Lab. Seu trabalho mais recente foi como roteirista de uma série para a Netflix.
Foto: Arquivo Pessoal
Muriel Alves
@instagramdamuriel
Simone-Mota
Simone Mota
Escritora, roteirista e curadora de projetos culturais. Tem 13 livros infantis publicados, sendo o mais recente em francês pela Six Citron Acides. No audiovisual, colabora com o roteiro de um longa-metragem inspirado no livro “Quarto de Despejo” (de Carolina Maria de Jesus) e faz pesquisa de personagem para uma doc série. No Laboratório 'Roteiro de mãe’ (Rio Filmes) foi mentora (2023) e júri (2022), fez pesquisa de personagem e conteúdo para o documentário 'Lobby do Batom' (2021-22), entre outros projetos.
Foto: Arquivo Pessoal
Simone Mota
@sicsmota

Selecionadas

Susan-Kalik
Susan Kalik
Origem: Bahia
Sobre
Susan Kalik é roteirista, diretora e produtora. Foi roteirista do longa documental “Ijó Dudu” (2022); roteirista e diretora do longa documental “Cores e Flores para Tita” (2017), do média documental “Do que aprendi com minhas Mais Velhas” (2016) e dos curtas de ficção “Sobre Nossas Cabeças” e “O Caso de Ester”. Em 2022, foi roteirista da série “Anderson Spider Silva” (Paramount). Atualmente, é roteirista de longas na Amazon e de séries na Disney. Como diretora e roteirista, acaba de filmar o longa de ficção “Timidez”.
Susan Kalik
@susankalik
Roteiro: A Guerra das Baianas
Rodrigo-Luna-_-CREDITO_-Rana-Tosto
Rodrigo Luna
Origem: Bahia
Sobre
Diretor e roteirista soteropolitano. Rodrigo Luna codirigiu o longa Receba! (2021), premiado nos festivais CinePE e Panorama de Cinema. Coescreveu e codirigiu o documentário Ridículos (2016), melhor roteiro e melhor filme do festival Guarnicê. Foi criador e diretor das séries GEEK TOUR ADVENTURES (PlayTV/19) e DONAS DO BABA (TVE BA/20). Dentre outros curtas, coescreveu e codirigiu JESSY (doc/13), melhor curta (júri popular) no Festival do Rio e inspiração para o reality Drag Me as a Queen (canal E!).
Rodrigo Luna
@rodrigo___luna
Roteiro: A Guerra das Baianas
Luciana Bezerra
Luciana Bezerra
Origem: Rio de Janeiro
Sobre
Luciana Bezerra é roteirista, diretora, atriz e sócia do Nós do Morro. Atuou como pesquisadora de elenco em “Cidade de Deus”. Seu curta “Mina de Fé” foi premiado como Melhor Curta no 37º Fest. Brasília e como Melhor Ficção no Curta Cinema, além de ter sido exibido em mais de 10 países. Dirigiu o epis[odio “Acende a luz”, no “5x Favela – Agora por nós mesmos”, exibido em Cannes (hors-concours). Realizou seis curtas e dirigiu dois longas documentais. Está finalizando "A festa de Léo", seu primeiro longa de ficção.
Luciana Bezerra
@ibbezerra
Roteiro: Condomínio Fazenda Pilar

Finalistas

maria-carolina-roteirista
maria-carolina-roteirista
Maria Carolina
Origem: Bahia
Bio
Maria Carolina é cineasta e sócia da Lanterninha Produções. Atua como roteirista, diretora, produtora e montadora. Seu trabalho busca encontros sensíveis do cinema com a vida. Entre suas produções estão o longa documental Diários de Classe, premiado e exibido em festivais de cinema, circuito comercial, TVs públicas e privadas; a série de animação Aventuras de Amí, exibida no Globoplay e no Amazon Prime; e o curta de animação Tom Tamborim, disponível no Youtube.
Maria Carolina
-
Roteiro: Despejo
Debora-Falabella
Débora Falabella
Origem: São Paulo
Bio
Débora tem 20 anos de carreira. É sócia e produtora do Grupo3 de teatro há 15 anos. Participou de espetáculos como O Continente Negro e Contrações, e recebeu os prêmios Apca e Aptr. Atuou em novelas de sucesso como Avenida Brasil e O Clone, além de séries para plataformas. No cinema, atuou em Lisbela e o Prisioneiro, O Primo Basílio, O Beijo no Asfalto, Bem Vinda Violeta, entre outros. Dirigiu espetáculos de teatro, videopoemas e projetos realizados para a Internet, como Cara Palavra e Se eu estivesse aí.
Débora Falabella
@deborafalabellaoficial
Roteiro: Mantenha fora do alcance do bebê
Vana-Medeiros
Vana Medeiros
Origem: São Paulo
Bio
Vana Medeiros é dramaturga e roteirista. Escreveu, com Djin Sganzerla, o longa Mulher Oceano (2020), filmado entre Rio de Janeiro e Tóquio, disponível na Amazon Prime e que ganhou o prêmio de Melhor Filme no Cine-PE (2020). Assina ainda o curta Polaris (2019), filmado entre Brasil e Suécia. Representou o Brasil na conferência Women Playwrights International (Chile, 2018) e no Corredor Latino-Americano de Teatro (México, 2017). É autora de diversas peças de teatro e criadora do Serie_Lab Festival.
Vana Medeiros
@vanamedeiros
Roteiro: Mantenha fora do alcance do bebê
silviagomes
Silvia Gomez
Origem: São Paulo
Bio
Jornalista, dramaturga e roteirista. Autora das peças teatrais Mantenha fora do alcance do bebê (prêmios APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte - Melhor Dramaturgia e Aplauso Brasil, em 2015) e Neste mundo louco, nesta noite brilhante (indicação ao Prêmio Shell paulistano 2019 - Melhor Dramaturgia), entre outras. Como roteirista, integrou as equipes da websérie Eu de Você - Horas em casa, da série João de Deus - Cura e Crime (Netflix) e dos podcasts NÓS (Spotify) e Pico dos Marins (Globoplay)
Silvia Gomez
@silvinhagomez
Roteiro: Mantenha fora do alcance do bebê
leticia simões roteirista
Letícia Simões
Origem: Bahia
Bio
Letícia Simões é roteirista, realizadora e pesquisadora da imagem. Mestre em Cine-Ensaio pela EICTV, em Cuba, Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pela UFF e Doutoranda em Comunicação e Informação pela UFRGS. Como diretora e roteirista, assina a trilogia de longas-metragens documentais sobre literatura brasileira "Bruta Aventura em Versos”, “Tudo vai ficar da cor que você quiser" e “O Chalé é uma Ilha Batida de Vento e Chuva”; e o documentário autobiográfico “CASA”.
Letícia Simões
@lettsimoes
Roteiro: Só mais uma mãe
Eva-Freire
Eva Freire
Origem: Bahia
Bio
Eva Freire é roteirista e diretora de arte baiana. Foi diretora de arte dos curtas "Movimentos Migratórios" e "Choke" e assistente de arte na série "Sonhadores" (Amazon). É coautora da série "Inimigo Interno", finalista do Guiões 2021 e premiada como melhor piloto de série no FRAPA 2020. É coautora do longa "Sombra no Espelho", que foi selecionado para o Panlab, para o Audience Design do BRLab e para Writer's 51 Lab. Sócia do escritório de desenvolvimento Tropical Dystopia.
Eva Freire
@eva.freired
Roteiro: Sombra no Espelho
rogerio-cathala-talentos
Rogério Cathalá
Origem: Bahia Bio
Rogério Cathalá é roteirista e diretor baiano com mais de 10 anos de experiência. É formado em audiovisual e mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP. Cofundador da Tropical Dystopia, seu primeiro curta foi selecionado para o Prêmio CILECT. Como roteirista, foi vencedor do prêmio de melhor piloto no FRAPA e finalista do Guiões. O longa "A Sombra no Espelho”, escrito em parceria com Eva Freire, foi selecionado para o Writers 51, para o PanLab e para o Workshop Audience Design do BrLab.
Rogério Cathalá
@rogeriocathala
Roteiro: Sombra no Espelho