6ª edição
2024

Escolha o idioma

Longa Infantojuvenil

Consultoras

Marina-Meira-Personalizado
Marina Meira
Com mais de dez anos de atuação no mercado audiovisual, Marina Meira participou do desenvolvimento de projetos para canais como Netflix, TNT, Fox Premium, Futura, Mais Globosat, Globoplay e Amazon. Roteirista do curta “As Aventuras de Pety” (Melhor Roteiro e Filme no Festival de Cinema dos Sertões). Autora de “A Máquina de Fazer Dinheiro” (finalista no concurso Guiões 2019). Também é curadora do concurso de roteiros FRAPA, jurada do Concurso de Curtas ROTA e consultora do Cabíria Lab 2020 e 2021.
Foto: Divulgação
Marina Meira
@mmarinameira
Renata-Sofia
Renata Sofia
Autora roteirista na TV Globo, onde atualmente colabora em novela inédita. Participou de desenvolvimento de novela, séries, animação e longa-metragem para Netflix, Multishow e produtoras como Conspiração, Raccord, Dédalo, Pindorama, 2Dlab, LaPilar e Mira Filmes. Colaborou em “Detetives do Prédio Azul” e "Temporada de Verão.
Foto: Arquivo Pessoal
Renata Sofia
@renatasosofia
Vanessa-Fort-768x768
Vanessa Fort
Roteirista e consultora. Corroteirista e co-diretora do curta-metragem "Pai Francisco", junto com a Joyce Prado e o Marcus Vinicius Vasconcelos. É coautora e roteirista da série infantil "O pequeno Nico e as grandes perguntas”, juntamente ao Marcus Vasconcelos. Está dedicada ao "Amparo", longa que faz parte do Núcleo Fuga que ganhou o o edital de núcleos criativos da Spcine. É coautora e roteirista-chefe da série Mundo Ripilica. É roteirista e produtora-associada dos documentários "Eleições", Dir. Alice Riff e "Você não sabia de mim", Dir. Alan Minas. Como roteirista já trabalhou para Biônica Filmes, Maria Farinha Filmes, entre outras.​ Durante 7 anos, até 2015, foi coordenadora geral e editorial do Prix Jeunesse Iberoamericano e do comkids, iniciativa que é co-fundadora. Como consultora, trabalhou para a Campo Cerrado Filmes, Carnaval Filmes, entre outras. Foi jurada do edital afirmativo de curtas da Spcine (e consultora dos documentários), do edital do Ministério da Cultura da Colômbia, do Japan Prize, etc. Há mais de 10 anos se soma ao debate de políticas afirmativas para o audiovisual e de políticas de cultura para as infâncias.
Foto: Arquivo Pessoal
Vanessa Fort
@vanessa_fort_

Curadoria

Ana-Pacheco
Ana Pacheco
Roteirista e mestre em Antropologia. Escreveu séries como “Gaby Estrella”, “Juacas”, “Ernesto”, “O Exterminador de Seres Monstruosos (e outras porcarias)”, “Detetives do Prédio Azul e Temporada de Verão”. Foi roteirista chefe de "A Magia de Aruna", entre outros projetos. Também escreveu os longas "Um Ano Inesquecível- Primavera" (Amazon Studios) e "Derrapada", adaptação do livro "Slam" de Nick Hornby. Atualmente, trabalha na escrita de dois longa-metragens e dá aulas sobre o processo criativo na sala de roteiro.
Foto: Arquivo Pessoal
Ana Pacheco
@ana_pacheco_narrativas
Raquel Terto
Raquel Terto
É curadora, roteirista e assistente de roteiro. Mestre em Mídia e Cotidiano (PPGMC-UFF), formada em História pela UFF e em Roteiro pela AIC e Centro Afro Carioca. Trabalhou nos Festivais Cabíria, Fade to Black e ROTA. Começou como assistente de sala para Globoplay (na Formata), Paramount & Amazon (na Glaz), HBO (na Gullane) e Multishow (na Panorâmica). Estreou como roteirista numa série de comédia de costumes e young adult pra Disney/ Star+.
Foto: Arquivo Pessoal
Raquel Terto
@terto.raquel

Selecionadas

Rayanne Candido
Rayanne Candido
Origem: São Paulo
Sobre
É jornalista, roteirista e escritora. Formada pela Unesp, publicou em 2023 o livro-reportagem "Ferida Aberta: uma vida sem respostas" como trabalho de conclusão de curso. Durante a graduação, roteirizou seu primeiro curta documental e escreveu seu primeiro curta de ficção. Foi contratada como estagiária em uma sala de roteiro para o desenvolvimento de uma bíblia de série pela produtora BigBonsai. Trabalha atualmente como revisora de conteúdos audiovisuais em uma edutech.
Rayanne Candido
@ray.annee
Roteiro: O Reino das Pedras Miúdas
Clarissa-Brandao
Clarissa Brandão
Origem: Bahia
Sobre
Graduada em cinema e audiovisual pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Dirigiu os curtas Reflexiva (2016) e Processo Nu (2020). Em 2020, seu projeto “Redoma” recebeu o Prêmio das Artes Jorge Portugal, na categoria desenvolvimento de série. Atua como roteirista na série de animação Vivi Lobo (242 Filmes) e nos projetos de longa Paraíso de Amanda (Terá Filmes) e Tiê e o Pássaro do Tempo ( Brandão Filmes e Invasão Filmes).
Clarissa Brandão
@clarissaqbra
Roteiro: Tiê e o Pássaro do Tempo
Rafael-Ribeiro-CREDITO-arquivo-pessoal
Rafael Ribeiro
Origem: Rio de Janeiro
Sobre
Bacharel em Cinema e Mestre em Comunicação pela UFF. Dirigiu e roteirizou os curtas Emergir (2013), A Filha do Homem (2014), Invasão Drag (2018) e Vinde Como Estais (2019). Foi curador do ROTA (2021) e do SESC Argumenta (2021, 2022). Como roteirista, possui dois prêmios ROTA, participou do 1º Sesc Argumenta (2018) e foi finalista do concurso LATINX 2020, na categoria Brasil, com o projeto Tudo Que Eu Sou. Atualmente desenvolve roteiro para a Webedia Brasil.
Rafael Ribeiro
@elrafaribeiro
Roteiro: Tiê e o Pássaro do Tempo

Finalistas

Shenia-Salvador
Shênia Salvador
Origem: Minas Gerais
Bio
Autora do livro “A menina dos olhos brilhantes” e especialista em Roteiro para Cinema e TV pela PUC Minas. Já foi premiada com menção honrosa no Festival Latino-americano de Cinema. Cursou dramaturgia, edição de livros, escrita criativa e desenho artístico. Desenvolve um canal de contação de histórias e acredita que a literatura pode mudar a vida das pessoas. Por isso, ama o que faz.
Shênia Salvador
@sheniasalvador
Roteiro: Aiyra
Natalia-Maia
Natália Maia
Origem: Ceará
Bio
Natália é roteirista e diretora. É uma das roteiristas de “Pacarrete” (2019), ganhador de importantes prêmios de roteiro como Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Sesc Melhores Filmes e Prêmio ABRA. Criadora da série adolescente “Lana & Carol”. É roteirista e diretora do curta documental “Muxarabi” (2021) e do infantil “Rua Dinorá” (2022). Participou do Laboratório Porto Iracema das Artes, nos anos de 2013 e 2018, com a série “Os Herdeiros” e com o longa “A Estranha Familiar”.
Natália Maia
@nataliamaiam
Roteiro: Correnteza
samuel
Samuel Brasileiro
Origem: Ceará
Bio
Samuel Brasileiro é diretor e roteirista. É formado em Cinema pela UFC e mestre pelo PPGCOM-UFC. Já dirigiu 6 curtas-metragens. É um dos diretores do longa-metragem coletivo “O Animal Sonhado”. É um dos criadores da série adolescente “Lana & Carol”. É um dos roteiristas de “Pacarrete”. Participou do Núcleo Criativo da produtora Tardo Filmes. Atualmente, é professor na graduação em Cinema e Audiovisual da UNIFOR e finaliza o documentário “Fortaleza Liberta”.
Samuel Brasileiro
@samuelbrasileiro
Roteiro: Correnteza
Nathali-de-Deus
Nathali de Deus
Origem: Rio de Janeiro
Bio
Formada em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense, realizou um Trabalho de Conclusão de Curso que abordou a história do TEN (Teatro Experimental do Negro). Cursou Mestrado em Relações Étnico-Raciais, onde estudou a relação do cinema negro com as religiões afro-brasileiras. Atua desde 2016 no Siyanda, um coletivo que visa criar narrativas negras no audiovisual brasileiro.
Nathali de Deus
@nathalidedeus
Roteiro: Doce Sagrado