6ª edição
2024

Escolha o idioma

Série Ficção

Consultoras

Marina-Meira-Personalizado
Marina Meira
Com mais de dez anos de atuação no mercado audiovisual, Marina Meira participou do desenvolvimento de projetos para canais como Netflix, TNT, Fox Premium, Futura, Mais Globosat, Globoplay e Amazon. Roteirista do curta “As Aventuras de Pety” (Melhor Roteiro e Filme no Festival de Cinema dos Sertões). Autora de “A Máquina de Fazer Dinheiro” (finalista no concurso Guiões 2019). Também é curadora do concurso de roteiros FRAPA, jurada do Concurso de Curtas ROTA e consultora do Cabíria Lab 2020 e 2021.
Foto: Divulgação
Marina Meira
@mmarinameira
Renata-Sofia
Renata Sofia
Autora roteirista na TV Globo, onde atualmente colabora em novela inédita. Participou de desenvolvimento de novela, séries, animação e longa-metragem para Netflix, Multishow e produtoras como Conspiração, Raccord, Dédalo, Pindorama, 2Dlab, LaPilar e Mira Filmes. Colaborou em “Detetives do Prédio Azul” e "Temporada de Verão.
Foto: Arquivo Pessoal
Renata Sofia
@renatasosofia
Vanessa-Fort-768x768
Vanessa Fort
Roteirista e consultora. Corroteirista e co-diretora do curta-metragem "Pai Francisco", junto com a Joyce Prado e o Marcus Vinicius Vasconcelos. É coautora e roteirista da série infantil "O pequeno Nico e as grandes perguntas”, juntamente ao Marcus Vasconcelos. Está dedicada ao "Amparo", longa que faz parte do Núcleo Fuga que ganhou o o edital de núcleos criativos da Spcine. É coautora e roteirista-chefe da série Mundo Ripilica. É roteirista e produtora-associada dos documentários "Eleições", Dir. Alice Riff e "Você não sabia de mim", Dir. Alan Minas. Como roteirista já trabalhou para Biônica Filmes, Maria Farinha Filmes, entre outras.​ Durante 7 anos, até 2015, foi coordenadora geral e editorial do Prix Jeunesse Iberoamericano e do comkids, iniciativa que é co-fundadora. Como consultora, trabalhou para a Campo Cerrado Filmes, Carnaval Filmes, entre outras. Foi jurada do edital afirmativo de curtas da Spcine (e consultora dos documentários), do edital do Ministério da Cultura da Colômbia, do Japan Prize, etc. Há mais de 10 anos se soma ao debate de políticas afirmativas para o audiovisual e de políticas de cultura para as infâncias.
Foto: Arquivo Pessoal
Vanessa Fort
@vanessa_fort_

Curadoria

Camila-Elias-Bringel
Camila Elias Bringel
Jornalista, formada pela Escola de Comunicação da UFRJ, integra grupos de estudo e prática de roteiro. Já foi semifinalista do Prêmio Cabíria, na categoria de série de não ficção. Atua há mais de 15 anos no mercado jornalístico e audiovisual como repórter, pesquisadora, redatora e editora, com passagens pela Infoglobo, TV Globo e Festival do Rio.
Foto: Arquivo Pessoal
Camila Elias Bringel
@cacaelias
Carollini_Assis
Carollini Assis
Gestora de Negócios Criativos na Bocapiu Conteúdo. Ela é produtora audiovisual, roteirista, pesquisadora integrante da PAVIC e jornalista. Possui especialização em Roteiros para TV e Vídeo e em Escrita Criativa. Também estudou Realização Cinematográfica na EICTV/Cuba. Por três anos consecutivos, foi curadora do Cabíria. Além disso, é a criadora da Live de Roteiristas e do SSA Adapta, evento de mercado voltado para a Adaptação Literária.
Foto: Mila Cordeiro
Carollini Assis
@carolliniassis
Deborah-Abreu
Deborah Abreu
Redatora publicitária, roteirista, produtora cultural e assistente de direção, que se dedica a projetos de impacto sociocultural. Em 2020, foi contemplada pelo edital "Arte Como Respiro" do Itaú Cultural pelo curta "A Vida Não É Perfeita". É idealizadora do projeto "Cine em Curso", que busca democratizar o acesso ao cinema em comunidades rurais e periféricas, engajando jovens na produção local. Também é integrante do "Coletivo Fé, Menina", que incentiva o protagonismo feminino na economia criativa.
Foto: Arquivo Pessoal
Deborah Abreu
@deborahabreeu
Gell-Macedo
Gell Macedo
Natural da Bahia, traz na bagagem um pouco da cultura dos lugares onde viveu: Bahia, Sergipe, São Paulo, Goiás e Rio de Janeiro. É pós-graduada em Roteiro e dedica-se à criação de projetos de ficção, não-ficção e publicitários. Foi finalista no Prêmio Cabíria (21) e recebeu Menção Honrosa pelo argumento de longa infantojuvenil. No reality show BBB23 (Rede Globo), foi responsável pelo planejamento da sala de roteiro e liderança da equipe de criação e produção dos conteúdos roteirizados dos programas ao vivo transmitidos no gshow e Globoplay.
Foto: Arquivo Pessoal
Gell Macedo
@gellmacedo
maria-helena-barros
Maria Helena Barros
Maria Helena Barros é uma jovem indígena em retomada que cresceu no Renascer, comunidade da cidade de Cabedelo-PB. Ela é diretora, roteirista e pesquisadora bolsista CNPQ no projeto "Processos de criação das séries brasileiras: metodologias colaborativas de roteiro audiovisual". Já produziu programas de variedades, publicitários e institucionais para TV aberta e em 2022 participou do LANANI - Laboratório de Narrativas Negras e Indígenas.
Foto: Heleno Florentino
Maria Helena Barros
@tododiamaria
Mayra-Costa
Mayra Costa
Formada em roteiro pela PUC Minas e New York Film Academy e é mestranda em Literatura pela Universidade Federal de Viçosa. Seus trabalhos de destaque são como roteirista da série "Cientistas Brasileiros entre os Melhores", indicada ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, e como roteirista da série "#FALASÉRIO!" para TV Cultura, produzida pela Oficina de Criação ainda em fase de produção. Ganhou como diretora e roteirista o 7º Prêmio BDMG Cultural/FCS com o curta "Procura-se Indianara".
Foto: Hyago Souza
Mayra Costa
@mayrasantoscosta

Selecionadas

Lidica-F
Lidica F.
Origem: Amazonas
Sobre
Jornalista e roteirista do Amazonas. Pesquisa cinema amazônico no mestrado em Cinema e Artes do Vídeo, na Unespar (PR). É criadora e roteirista da série de ficção “Calendário de Letícia” contemplada pelo edital da Fundação Manauscult (2020) e vencedora do Melhor Pitching no V Rota Festival (2021). Produziu, em Manaus, o filme “SARS-CoV-2: O Tempo da Pandemia” (2021), dos diretores Eduardo Escorel e Lauro Escorel. Assina o roteiro das séries educativas “Cidade do Jazz" e "Natal do Bem" (TV Amazonas).
Lidica F.
@lidialidica
Roteiro: Calendário de Letícia
annelise-ale
Anne Lise Ale
Origem: Mato Grosso
Sobre
Produtora, roteirista e diretora. Fundadora da produtora Julieta Audiovisual. Produziu "Vivi Lobo e o Quarto Mágico” (2019), curta de animação vencedor de doze prêmios, exibido em mais de treze países. É diretora e roteirista do projeto de longa de animação “Cunhã”, integrante do Selo ELAS 2023, da Elo Studios. É criadora e roteirista da série de ficção “Calendário de Letícia”.
Anne Lise Ale
@ale_annelise
Roteiro: Calendário de Letícia
Debora-Guimaraes
Debora Guimarães
Origem: Rio de Janeiro
Sobre
Roteirista, mestre em Literatura Brasileira (UERJ) e professora do Estúdio Escola de Animação. Com a Copa Studio, escreveu as animações “Tromba Trem” e “Ico Bit Zip” (NatGeo Kids), que foi indicada ao Emmy Kids International. Também assina os roteiros de “Novela” (Amazon Prime), da 3ª temporada de Impuros ( Star+), de Arcanjo Renegado (Globoplay), da série infantil “Queimamufa” (Futura) e do documentário “Meu nome é Daniel”.
Debora Guimarães
@deboraguimaraes5044
Roteiro: Normose

Finalistas

Kristel Kardeal
Kristel Kardeal
Origem: Santa Catarina
Bio
Bacharel em Cinema, com especialização em roteiro pela Universidade de Montréal e pela Academia Internacional de Cinema. Kristel é escritora e roteirista, apaixonada por histórias com temáticas sociais e feministas. Publicou mais de seis obras literárias e tem mais de cinquenta roteiros filmados. Ganhou vários prêmios, nacionais e internacionais, em cinema e literatura. Fundadora da Kardeal Roteiros. Atualmente, está roteirizando um longa-metragem da Produtora Rockset e uma série da Prime Filmes.
Kristel Kardeal
@kardealroteiros
Roteiro: A Culpa é dos Mortos
Martina Alencar
Martina Alencar
Origem: São Paulo
Bio
Nascida e criada em São Paulo. Começou os estudos de jornalismo na PUC-SP, mas os interrompeu para viajar um pouco e se lançar a novos desafios (incluindo um programa de sobrevivência na selva na América Central). Continuou sua aventura fazendo um mochilão sozinha pela costa da África. Deu certo, deu errado e voltou ao Brasil para terminar o curso de jornalismo. Continuou sua formação se aprofundando em Educação e Sociopsicologia. Hoje usa suas vivências e sofrências para escrever e fazer teatro.
Martina Alencar
@m_a.r.t_ina
Roteiro: Bumi Bee
Gisele-Badenes
Gisele Badenes
Origem: Rio de Janeiro
Bio
Gisele Badenes nasceu em São Paulo, mas é carioca de coração. Mora no Rio de Janeiro desde os 12 anos de idade, onde se formou, casou, gerou e criou os filhos. É roteirista e jornalista, com especialização em Comunicação e Imagem pela Puc-Rio. Trabalhou em emissoras de TV e produtoras de vídeo. Autora de contos e crônicas, lança seu primeiro livro em maio de 2023.
Gisele Badenes
@giselebadenes
Roteiro: Iga