ESPECIAL HOMENAGEM
25/11 QUA 19h - 21h

DEBATE

DEBATE ESPECIAL HOMENAGEM À PATRÍCIA FERREIRA PARÁ YXAPY

Uma reflexão sobre a filmografia de nossa homenageada, Patrícia Ferreira Pará Yxapy, a partir dos filmes DESTERRO GUARANI, TAVA, a casa de pedra, MBYA MIRIM, NO CAMINHO COM MÁRIO, TEKO HAXY - SER IMPERFEITA, BICICLETAS DE NHANDERÚ, NHEMONGUETA KUNHÃ MBARAETE e NEW YORK, JUST ANOTHER CITY.

Patrícia Ferreira Pará Yxapy



Patrícia Ferreira Pará Yxapy é uma professora e realizadora audiovisual indígena da etnia Mbyá-Guarani. Mora na Aldeia Ko’enju, em São Miguel das Missões/RS, onde leciona desde 2006. Em 2007, cofundou o Coletivo Mbyá-Guarani de Cinema, atualmente está finalizando seu primeiro longa autoral e circula em festivais de cinema com o filme TEKO HAXY – SER IMPERFEITA, codirigido com Sophia Pinheiro.

PARTICIPANTES

Luz Duarte Jachuka Miri

CONVIDADA

Realizadora audiovisual e integrante do coletivo de cinema Ara Pyau, Luz vive na comunidade tamanduá Misiones, Argentina. Atualmente, cursa cinema na Facultad Misiones FAyD/ UNaM.

Lorenna Montenegro

MEDIADORA

Crítica de cinema, roteirista, jornalista cultural e produtora de conteúdo, com mais de 18 anos de atuação na área. É uma Elvira (Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema). Cursou Produção Audiovisual na PUCRS e ministra oficinas e cursos sobre crítica, história e estética do cinema/vídeo, além de participar como júri e palestrante na Mostra Nacional Sesc de cinema, Festival Varilux de Cinema Francês, Mostra de Cinema e Direitos Humanos, Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e Amazônia Doc.

ASSINE A NOSSA
NEWSLETTER

SEU E-MAIL

APOIO

PARCERIA

REALIZAÇÃO