6ª edição
2024

Escolha o idioma

Cuba,
2018,
16min

Aurora

Classificação indicativa: 12 anos
Doc-ficção
Sinopse

“Aurora” é um ensaio cinematográfico que parte da premissa: teatro como palco da vida. A história inclui três mulheres de diferentes idades que reinterpretam seus próprios conflitos no palco de um teatro abandonado.

Trailer
Ficha técnica

Direção: Everlane Moraes

Roteiro: Everlane Moraes, Tatiana Monge

Produção: Tatiana Monge

Distribuição: Matheus Mello

Fotografia: Pablo Ascanio

Montagem: Elena Cedeña

Som: Bianca Martins

Elenco Principal: Elizabeth Fuentes, Mercedes Rodríguez, Crisálida Páez

Curiosidades
  • Foi exibido no Cabíria Festival (2020), passando ainda por Olhar de Cinema (2019), Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo (2019) e True/False Film Festival (2020)
  • Definido pela diretora como doc-fic porque explora o rompimento das fronteiras entre documentário e ficção
Direção

Everlane Moraes é a homenageada do Cabíria Festival de 2023. Atua como diretora, professora, consultora, além de ser produtora e criadora da Pàttàki Audiovisual. Atualmente, codirige a série antológica “Histórias Impossíveis” na Rede Globo. Diretora de curtas que se destacaram por sua engenhosidade visual e narrativa, como Pattaki (2019) e Aurora (2018), seus filmes transitam entre diferentes gêneros e formatos, destacando as questões sociais, filosóficas e espirituais da diáspora negra. O trabalho da cineasta já foi exibido em festivais como Sundance, Rotterdam, BFI, Womxn in Windows e One Story Up.

Seus projetos de longa-metragem têm sido sistematicamente apoiados por fundos internacionais e vêm sendo selecionados para diversos laboratórios de formação, como San Sebastian, Iberseries & Platino Industria, European Film Market (EFI), Torino Film Lab, Doc Station/Berlinale Talents, entre outros. “O segredo de Sikán”, seu primeiro longa de ficção, está com lançamento previsto para 2025.

Everlane Moraes é formada em Cinema, com especialização em Direção de Documentários, pela Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV, Cuba), e tem formação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB, Brasil).

Compartilhe