BICICLETAS DE NHANDERÚ
hover_big.png

BICICLETAS DE NHANDERÚ

RS, 2011, 48', DOC
Ariel Duarte Ortega & Patrícia Ferreira Pará Yxapy

Uma imersão no mundo Mbya-Guarani, com todos seus dilemas, na aldeia Koenju, em São Miguel das Missões no Rio Grande do Sul.

SINOPSE

DIREÇÃO

Ariel Duarte Ortega & Patrícia Ferreira Pará Yxapy

Ariel Duarte Ortega & Patrícia Ferreira Pará Yxapy

Ariel Duarte Ortega, (Sandro) ou Kuaraê Poty em língua Guarani, 1985, nasceu em Missiones, na Argentina, na comunidade Vera Guaçu, que carrega o nome do seu avô, Dionísio Duarte, na língua dos brancos. Atualmente, Ariel mora no salto do Jacuí, RS, onde recentemente assumiu posto de professor bilíngüe com o objetivo de fortalecer a cultura Mbya entre as crianças e os mais jovens. Trabalha para que os jovens Guarani conheçam riqueza de sua cultura e se sintam orgulhosos. Discute formas tradicionais de subsistência Guarani e questões ligadas aos problemas enfrentados com a falta de terra, matas e recursos naturais em geral. Ariel pensa usar o vídeo principalmente como ferramenta desse resgate cultural.

Patrícia Ferreira Pára Yxapy é professora e realizadora audiovisual indígena da etnia Mbyá-Guarani. Mora na Aldeia Ko’enju, em São Miguel das Missões/RS, onde leciona desde 2006. Em 2007, fundou o Coletivo Mbyá-Guarani de Cinema, atualmente está finalizando seu primeiro longa autoral e circula em festivais de cinema com o filme TEKO HAXY – ser imperfeita, co-dirigido com Sophia Pinheiro.

19/11/20 00:00

CRÉDITOS

PRODUÇÃO

Vídeo nas Aldeias

ROTEIRO

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA

Ariel Duarte Ortega, Jorge Ramos Morinico & Patrícia Ferreira Pará Yxapy

MONTAGEM

Tiago Campos Torres

SOM