MEU SANGUE É VERMELHO

Brasil/UK, 2020, 98', DOC
Graciela Guarani, Thiago Dezan, Leo Otero, Alexandre Pankararu & Marcelo Vogelaar

LONGA

Em meio a um genocídio, um rapper luta pra se definir enquanto homem indígena. Criolo, pai do rap brasileiro, e Sonia Guajajara, líder indígena no Brasil, o ensinam a usar o rap como arma pra lutar pelos direitos dos indígenas.

SINOPSE

DIREÇÃO

Graciela Guarani, Thiago Dezan, Leo Otero, Alexandre Pankararu & Marcelo Vogelaar

Pertencente à nação Guarani Kaiowá, Graciela é produtora cultural, comunicadora, cineasta, curadora de cinema e formadora em audiovisual. Uma das mulheres indígenas pioneiras em produções originais audiovisuais no cenário brasileiro, tem um currículo que inclui direção e roteiro em 8 curtas metragens, a série de vídeo cartas “Nhemongueta Cunha Mbaraete“ (IMS), co-direção no longa ‘’Meu sangue é vermelho’’ (Needs Must Film). Convidada como debatedora da Mesa redonda Internacional de Mulheres na Mídia e no Cinema na 70a. Berlinale - Berlin International Film Festival 2020.

Thiago Dezan é cineasta e fotógrafo de documentários. Aos 16 anos produziu seu primeiro filme em Cuiabá, sua cidade natal. A vontade de contar historias o fez passar os próximos 7 anos viajando pelo Brasil e América Latina desenvolvendo projetos de capacitação de coletivos por meio de plataformas multimídias. Em 2013 foi um dos fundadores da NINJA, rede independente que realizava a cobertura de protestos históricos de junho de 2013 e contra a realização da Copa do Mundo de 2014. A partir disso, Dezan começou a trabalhar como free lancer e produziu fotos e filmes para canais como The Washington Post, AJ+, The New York Times, The Intercept e agora trabalha como cineasta na Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

Alexandre Pankararu é produtor cultural, comunicador social e cineasta, designer e programador. Pertencente à nação Pankararu, é assessor de comunicação da APOINME (Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espirito Santo. Formador Audiovisual no projeto intitulado “ Vidas Pararelas Indígena” pela UNB – Universidade de Brasília ( de 2012 a 2014). Codireção, Câmera e Edição do curta “O rio tem dono” T.I Pankararu – PE (2012). Co- diretor do longa My Bloond is Red (Needs Must Film), Comunicador das Etapas Local e Regional do Baixo São Francisco, Nordeste I e Bahia Sul, da Conferencia Nacional de Politicas Indigenista. (2015). Vídeo Maker do curso de formação em Politica Nacional de Gestão Territorial indígena, Nordeste Minas Gerais e Espirito Santo, realizado pelo PNUD, GATI, Funai e MMA. (2014 a 2015). Codireção, Câmera e Edição do curta “ Terra Nua” -2014 ( Bienal de Cinema Indígena “ Aldeia SP” -2016) Palestrante da Bienal de Cinema Indígena de São Paulo – Aldeia SP, com o curta Terra Nua. Codireção e Edição do curta “Mãos de Barros” T.I Pankararu –PE (2016). Cineasta monitor no projeto “ Cinema de Índio” 2018/2019.

Leo Otero é produtor cultural e documentarista. Começou a carreira produzindo vídeos em Ribeirão Preto pelo Coletivo Fuligem de Comunicação e Arte e sempre buscou produzir conteúdo que não encontrava nos canais tradicionais de notícia. Em 2013, o grupo Fora do Eixo, do qual fazia parte, culminou na criação da Mídia Ninja. Cineasta ativista, possui grande parte do trabalho voltado para questões ambientais.

Marcelo Vogelaar é formado em Audiovisual pelo Centro Universitário Senac/SP em 2011. Sua experiência como editor de vídeo começou em 2009, quando passou por diversas produtoras de São Paulo editando filmes publicitários. Ao longo da sua carreira trabalhou também como diretor, músico e editor em documentários, programas de televisão, videoclipes, video game e curtas-metragens. Atualmente, trabalha em São Paulo como freelancer remoto ou alocado.

CRÉDITOS

PRODUÇÃO

Brian Mitchell

ROTEIRO

Graciela Guarani, Thiago Dezan, Leo Otero, Alexandre Pankararu & Marcelo Vogelaar

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA

Graciela Guarani, Thiago Dezan, Leo Otero, Alexandre Pankararu, Marcelo Vogelaar & Thomáz Pedro

MONTAGEM

Carly Briant

SOM

Paul Blue & True Media

ASSINE A NOSSA
NEWSLETTER

SEU E-MAIL

APOIO

PARCERIA

REALIZAÇÃO