

SEMENTES: MULHERES PRETAS NO PODER
RJ, 2020, 105', DOC
Éthel Oliveira & Júlia Mariano
LONGA
Em resposta à execução de Marielle Franco, as eleições de 2018 se transformaram no maior levante político conduzido por mulheres negras que o Brasil já viu. O filme acompanhou seis candidaturas, mostrando como transformar o luto em luta.
SINOPSE
DIREÇÃO

Éthel Oliveira & Júlia Mariano
Éthel Oliveira é documentarista, cineclubista e montadora. Estudou Ciências Sociais na UFF onde desenvolveu inúmeras pesquisas junto ao Laboratório do Filme Etnográfico com povos guaranis do Rio e de Mato Grosso do Sul. Por dez anos anos residiu em Olinda onde foi atravessada por todo universo da cultura popular pernambucana e junto de alguns grupos desenvolveu projetos em torno do comunicação popular e dos direitos humanos. Seus últimos trabalhos são Terceira Diáspora e Vinte de Novembro (2011), Arremate (2017) e a Mostra Baobá de Cinemas Africanos do Recife (2018).
Júlia Mariano é diretora, roteirista e produtora. Formada em direção de documentários na EICTV, em Cuba. Trabalhou como pesquisadora e roteirista em diversos programas de televisão. Em 2014, dirigiu Ameaçados - Prêmio do Público no festival Curta Cinema (RJ) e no 25º Kinoforum (SP), Melhor Direção no Festival Guarnicê (Maranhão, 2016). Em 2015 dirigiu Do Corpo da Terra e em 2017 a série documental Desde Junho. Em 2020 codirigiu e fez a produção executiva de Sementes: mulheres pretas no poder.