TRANSAMAZONIA
hover_big.png

TRANSAMAZONIA

AM, 2019, 75', DOC/FICÇÃO
Bea Morbach, Débora McDowell & Renata Taylor

LONGA

Melissa é uma universitária e mãe de 21 anos no sudeste paraense; Marcelly, aos 35, está desempregada e mora com a família no interior do Amazonas. Elas são travestis que vivem em pontos distintos da Rodovia Transamazônica, território onde o desenvolvimento prometido nunca chegou.

SINOPSE

DIREÇÃO

Bea Morbach, Débora McDowell & Renata Taylor

Bea Morbach, Débora McDowell & Renata Taylor

Bea Morbach é uma roteirista e diretora paraense. Estreante em longas-metragens com o documentário ‘’Transamazonia’’ (2019), protagonizado por mulheres trans do Pará e Amazonas, é formada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Pará e trabalha na pesquisa e desenvolvimento de projetos de ficção cujo cenário é o sudeste do Pará e seus esquemas colonizatórios.

Jornalista e cineasta paraense, Débora McDowell realiza produções permeadas por debates contemporâneos de gênero e território, como no longa ‘’Transamazonia’’ (2019), o curta ‘’Não Serei Interrompida’’ (2019), sobre o legado de Marielle Franco, e ‘’A Mulher Sem Chão’’ (em processo), que tem como diretora e protagonista a escritora indígena Auritha Tabajara.

Nascida em Almeirim/PA, aos 51 anos, Renata Taylor é estreante como diretora; ativista trans e articuladora política LGBT e dos Direitos Humanos há pelo menos 10 anos na Amazônia e no restante do país.

20/11/20 00:00

CRÉDITOS

PRODUÇÃO

Débora McDowell

ROTEIRO

Marcelly Roberts, Melissa Gabriela, Débora Mcdowell & Bea Morbach

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA

André Morbach

MONTAGEM

Bea Morbach & Débora McDowell

SOM

Rafael Bordalo, Brunno Regis & André Morbach