6ª edição
2024

Escolha o idioma

Prêmio de Roteiro

Idealizado pela roteirista Marília Nogueira sob o lema “Por mais mulheres nas telas e atrás das câmeras”, o Prêmio Cabíria foi lançado em 2015. Seu nome resgata uma célebre personagem de Federico Fellini no filme “Noites de Cabíria”, eternizada pela atriz Giulietta Masina. Sua criação colocou em pauta três objetivos principais: estimular roteiristas a criarem histórias com protagonismo feminino inspirador e amplo na sua expressividade; converter o prêmio em um selo de qualidade para os roteiros premiados; contribuir para o aumento de oportunidade e visibilidade a roteiristas autoidentificadas mulheres. Ao longo de oito anos, a premiação recebeu mais de mil inscrições e premiou 68 histórias, mobilizando uma rede de roteiristas de todo o país

Longa Ficção

Juri

Galba Gogoia
Galba Gogóia
Galba Gogóia é travesti, pernambucana, cineasta e atriz. “Jéssika” foi seu primeiro filme como diretora e esteve em mais de 20 festivais, dentre eles o Festival do Rio e a Mostra Tiradentes. Em 2020, foi jurada do Festival do Rio. Atua no mercado como roteirista e diretora. Como roteirista já trabalhou para os canais HBO Max, Amazon Prime Vídeos, GloboPlay e Canais Globo. Em publicidade, já dirigiu uma campanha de vídeo para a marca “Quem disse, Berenice?” e foi consultora de roteiro para a marca “Uber”.
Foto: Divulgação
Galba Gogóia
@galbagogoia
Maria-Cau
Maria Caú
Maria Caú é professora, roteirista, pesquisadora e crítica de cinema (filiada à Abraccine). Formada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense e Doutora em Ciência da Literatura pela UFRJ, fundou, ao lado de Carolina Amaral e Marcel Vieira, o Seminário Temático Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual na Socine - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Atualmente, é uma das editoras do site Criticos.com.br e trabalha como especialista em conteúdo na área de Criação dos Estúdios Globo.
Foto: Santiago Harte
Maria Caú
@mariaccau

Curadoras

erika ferreira
Erika Ferreira
Erika Ferreira é roteirista no programa Cozinha Prática do GNT, e professora na pós-graduação em Roteiro Audiovisual do SENAC na Disciplina Bíblia de Não Ficção. Desenvolve pesquisas para séries de ficção e documentais. Foi roteirista assistente e pesquisadora na série O REI DA TV para o Star+ e roteirista na série infantil de animação Playpolis e animação 3D Booga Boom. Vencedora das edições 2022 do Prêmio Cabíria na categoria esquete de humor, e 2020 na categoria argumento infantojuvenil.
Foto: Arquivo Pessoal
Erika Ferreira
@erikakeka
Jessica-Maria-Araujo
Jéssica Maria Araújo
Graduou-se em Audiovisual pela Universidade Federal de Sergipe em 2017. É roteirista associada à ABRA e roteirizou os curtas “Clandestino”(2017, Direção Baruch Blumberg), “Ave Seca” (2019, Direção Carol Mendonça) e dirigiu “Dia D’Eliete”, selecionado para o Cabíria Festival, MIP - Mostra Imaginários Possíveis (2022). É cocriadora, roteirista e diretora do Podcast e Websérie "Fala Potcha". Trabalhou como curadora de curtas para Egbé - Mostra de Cinema Negro e Sercine. Faz parte do Núcleo criativo "Vem de Sergipe".
Foto: Arquivo Pessoal
Jéssica Maria Araújo
@araujojessicamaria
Luiza-Quental
Luiza Quental
Roteirista e pesquisadora, graduada em cinema pela PUC-Rio e Mestra em Comunicação e Cultura pela UFRJ, pesquisa sobre ficção científica e mudanças climáticas. Em 2022, foi selecionada para o Cabíria Lab, laboratório de desenvolvimento do Cabíria Festiva. Desde 2022, coordena um grupo de desenvolvimento de roteiro no Centro Cultural Marieta.
Foto: Arquivo Pessoal
Luiza Quental
@luizaquental
Maira-Cristina
Maira Cristina
Jornalista e roteirista formada pela Roteiraria. Finalista do Guiões Festival de Roteiro (2022) e vencedora do Prêmio Cabíria (2021) com o piloto da série “Amapô”, na mesma premiação foi finalista em 2020 na categoria série documental, e semifinalista de longa-metragem. Participou das doctoring sessions do SerieLab e conquistou o 3º melhor pitching no lab de projetos do Rota Festival. Atualmente, é roteirista em uma série de aventura para TV fechada e colabora no desenvolvimento de uma série de drama.
Foto: Arquivo Pessoal
Maira Cristina
@maira_cristina_2018
Nathalia_Luz---Nathalia-Luz
Nathália Luz
Nathália Luz é graduanda em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, com enfoque particular em Criação e Roteiro. Foi bolsista no Laboratório Coletivo de Projetos de Série junto à roteirista Laura Barile, participou do 2° Laboratório de Narrativas LGBTQIA+, junto ao Caboré Audiovisual, e foi ouvinte na GIRA de Projetos Zózimo Bulbul 2020, com proposta de narrativa seriada considerada umas das propostas TOP 10 das narrativas inscritas na seleção. Com experiência em set, tem passagens pela TVE Bahia e Têm Dendê Produções.
Foto: Nathália Luz
Nathália Luz
@nathalia.luz.1272
Silvana-Beline
Silvana Beline
Atuando como roteirista, diretora e produtora, Silvana Beline teve várias premiações com os filmes “Diriti de Bdè Burè” e “Primavera Púrpura”. Doutora e Mestra em Sociologia pela UNESP, tem trabalhado em vários projetos de longas e curtas metragens, além de projetos como o ConfrontART e Cine debate – Goiás em foco, e busca na narrativa audiovisual a intertextualidade entre o fazer cinema e o pensar os direitos.
Foto: Arquivo Pessoal
Silvana Beline
@belinesilvana
Stefani-Mota-_-arquivo-pessoal
Stefani Mota
Roteirista integrante da Rede de Talentos Projeto Paradiso, é formada pela Roteiraria. Atriz pelo CPT Centro de Pesquisa Teatral de Antunes Filho. Seu longa “Deise” recebeu o 1º lugar no Prêmio Cabíria (2022) e foi contemplado no laboratório de roteiros do NPA, coordenado por Daniel Tavares. Escreveu os curtas “Loucura de Amor, Telemensagens” premiado na categoria Melhor Personagem do V ROTA Festival, o curta “Deise” finalista no VI Rota Festival como Melhor Protagonista e o curta “Coisas Que Você Só Vê Quando Quebram”.
Foto: Arquivo Pessoal
Stefani Mota
@stefanimota
Thais-Olivier-_-arquivo-pessoal
Thaís Olivier
Cientista Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, pós-graduada em Roteiro para TV, Cinema, Web e Multiplataformas pela UVA. Selecionada para o CabíriaLab e 3º lugar no Prêmio Cabíria de Roteiro (2022) com o longa “Minha Herança Não Será a Tua”. Com o mesmo projeto ficou em 2º lugar no LATINX 2022 – Concurso Latino-Americano de Argumentos. Também é roteirista do curta-metragem “Marinas” (2017). E semifinalista na categoria Melhor Personagem Feminina do Festival Rota (2020) com o curta "Eu Ainda Vou Voltar Para o Mar".
Foto: Arquivo Pessoal
Thaís Olivier
@thaisolivier_

Premiadas

1º lugar
Carol-Rodrigues_1
Carol Rodrigues
Origem: São Paulo
Diretora e roteirista. Realizou três curtas premiados que tiveram ampla carreira em festivais nacionais e internacionais: “A boneca e o silêncio”, “A felicidade delas” e “Mãe não chora”, que codirigiu e corroteirizou com Vaneza Oliveira. Prepara-se para dirigir o seu primeiro longa, “Criadas”, no final de 2023. Como roteirista, trabalhou na 2ª temporada de "Pico da Neblina" (HBO), na 3ª e 4ª temporadas de "3%" (Netflix) e na 1ª e 2ª temporadas de “Escola de Gênios” (Gloob).
Carol Rodrigues
@carolrodriguescinema
Roteiro: Criadas
2º lugar
Debora-Mamber_2
Débora Mamber
Origem: São Paulo
Diretora, produtora e roteirista do documentário de longa-metragem “Um Samurai em São Paulo” — um dos 12 filmes mais votados pelo público na 46ª Mostra Internacional de São Paulo e a ser lançado pela Elo Studios em 2023. Escreve roteiros audiovisuais desde 2015, dentre os quais o curta-metragem “Timing”, que figura na seleção oficial no Festival de Annecy (França) e que foi vencedor de diversos prêmios nacionais e internacionais.
Débora Mamber
@deboramamber
Roteiro: Clarice
Ana Duraes_2
Ana Durães
Origem: Rio de Janeiro
Roteirista trilíngue com bases em São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires. Atualmente, finaliza o roteiro de seu primeiro longa-metragem de ficção, a ser dirigido pela premiada diretora Susanna Lira. Entre seus trabalhos mais recentes estão a chefia de roteiro da série "Vamos Brincar", a primeira de animação 3D do universo Turma da Mônica; o argumento e roteiro para a inédita série "De Menor", baseada no premiado filme de Caru Alves de Souza; e o documentário "Segue o Baile - Bixiga 70".
Ana Durães
@anaduraes_txt
Roteiro: Clarice
3º lugar
Bea-Morbach_3
Bea Morbach
Origem: Pará
Roteirista e diretora desde 2014, Bea Morbach atua como realizadora audiovisual na produtora paraense Muamba Estúdio. Dirigiu e roteirizou o longa documental "Transamazonia", exibido na MUBI Brasil; a série de TV "Tapume", licenciada pelo Canal Futura; e o curta "Solo Desaparecido". Atualmente, Morbach desenvolve seu primeiro longa-metragem ficcional “Relatório Porão dos Botos”, que integrou o Cabíria Lab (2022).
Bea Morbach
@bemorbach
Roteiro: Relatório Porão dos Botos
FelipeCruz_3
Felipe Cruz
Origem: Pará
É professor e escritor. Publicou os livros de poesia “Acúmulo” e “Os cegos dormem”, além da plaquete de poemas “Os mortos-vivos”. Em 2019, Cruz publicou seu primeiro livro de prosa, “Você nunca fez nada errado” (2019, Editora Monomito), seguido da novela “Os apocalipses” (Edições Agulha, 2021). É roteirista do longa-metragem ficcional “Relatório Porão dos Botos”, que integrou o Cabíria Lab (2022).
Felipe Cruz
-
Roteiro: Relatório Porão dos Botos

Menções Honrosas

Andrea-Palermo_mh
Andrea Palermo
Autora-Roteirista, script-doctor e docente, especialista em Roteiro pela Roteiraria. Desenvolveu oito séries de ficção e uma, documental, e escreveu um longa-metragem. Na Roteiraria, idealizou cursos com foco na criação de protagonistas femininas. Realizou script-doctorings para produtoras. Palestrante em eventos de fomento ao audiovisual para mulheres periféricas. Hoje dedica-se a projetos de audiovisual e a estudos sobre temáticas femininas e o papel da mulher nas narrativas de ficção.
Andrea Palermo
@andreapalermo.roteirista
Roteiro: US
MilenaRibeiro_mh
Milena Ribeiro
Roteirista, diretora e produtora goiana. Na Assuntar Filmes, ela conta histórias de parcelas historicamente excluídas e sub-representadas da população brasileira. Atualmente, roteiriza e produz o longa de ficção científica infantojuvenil “As Pés de Moleca e a Bruxa de Maria Mole", em parceria com a Globo Filmes e o canal Gloob.
Milena Ribeiro
@milenaribeiromag
Roteiro: As Pés de Moleca e a Bruxa de Maria Mole
LarissaFernandes_mh
Larissa Fernandes
Natural de Goiás, é diretora e roteirista formada em cinema pela Universidade Estadual de Goiás, pós-graduada em História e Narrativas Audiovisuais (UFG) e sócia da Panaceia Filmes. Atualmente, roteiriza o longa de ficção científica infantojuvenil “As Pés de Moleca e a Bruxa de Maria Mole"", em parceria com a Globo Filmes e o canal Gloob, e dirige a novela "Amor Perfeito" (Rede Globo).
Larissa Fernandes
@larisfernandess
Roteiro: As Pés de Moleca e a Bruxa de Maria Mole

Finalistas

MilenaRibeiro_mh
Milena Ribeiro
Roteirista, diretora e produtora goiana. Na Assuntar Filmes, ela conta histórias de parcelas historicamente excluídas e sub-representadas da população brasileira. Atualmente, roteiriza e produz o longa de ficção científica infantojuvenil “As Pés de Moleca e a Bruxa de Maria Mole", em parceria com a Globo Filmes e o canal Gloob.
Milena Ribeiro
@milenaribeiromag
Roteiro: As Pés de Moleca e a Bruxa de Maria Mole
LarissaFernandes_mh
Larissa Fernandes
Natural de Goiás, é diretora e roteirista formada em cinema pela Universidade Estadual de Goiás, pós-graduada em História e Narrativas Audiovisuais (UFG) e sócia da Panaceia Filmes. Atualmente, roteiriza o longa de ficção científica infantojuvenil “As Pés de Moleca e a Bruxa de Maria Mole"", em parceria com a Globo Filmes e o canal Gloob, e dirige a novela "Amor Perfeito" (Rede Globo).
Larissa Fernandes
@larisfernandess
Roteiro: As Pés de Moleca e a Bruxa de Maria Mole
Debora-Mamber_2
Débora Mamber
Origem: São Paulo
Diretora, produtora e roteirista do documentário de longa-metragem “Um Samurai em São Paulo” — um dos 12 filmes mais votados pelo público na 46ª Mostra Internacional de São Paulo e a ser lançado pela Elo Studios em 2023. Escreve roteiros audiovisuais desde 2015, dentre os quais o curta-metragem “Timing”, que figura na seleção oficial no Festival de Annecy (França) e que foi vencedor de diversos prêmios nacionais e internacionais.
Débora Mamber
@deboramamber
Roteiro: Clarice
Ana Duraes_2
Ana Durães
Origem: Rio de Janeiro
Roteirista trilíngue com bases em São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires. Atualmente, finaliza o roteiro de seu primeiro longa-metragem de ficção, a ser dirigido pela premiada diretora Susanna Lira. Entre seus trabalhos mais recentes estão a chefia de roteiro da série "Vamos Brincar", a primeira de animação 3D do universo Turma da Mônica; o argumento e roteiro para a inédita série "De Menor", baseada no premiado filme de Caru Alves de Souza; e o documentário "Segue o Baile - Bixiga 70".
Ana Durães
@anaduraes_txt
Roteiro: Clarice
Carol-Rodrigues_1
Carol Rodrigues
Origem: São Paulo
Diretora e roteirista. Realizou três curtas premiados que tiveram ampla carreira em festivais nacionais e internacionais: “A boneca e o silêncio”, “A felicidade delas” e “Mãe não chora”, que codirigiu e corroteirizou com Vaneza Oliveira. Prepara-se para dirigir o seu primeiro longa, “Criadas”, no final de 2023. Como roteirista, trabalhou na 2ª temporada de "Pico da Neblina" (HBO), na 3ª e 4ª temporadas de "3%" (Netflix) e na 1ª e 2ª temporadas de “Escola de Gênios” (Gloob).
Carol Rodrigues
@carolrodriguescinema
Roteiro: Criadas
Bea-Morbach_3
Bea Morbach
Origem: Pará
Roteirista e diretora desde 2014, Bea Morbach atua como realizadora audiovisual na produtora paraense Muamba Estúdio. Dirigiu e roteirizou o longa documental "Transamazonia", exibido na MUBI Brasil; a série de TV "Tapume", licenciada pelo Canal Futura; e o curta "Solo Desaparecido". Atualmente, Morbach desenvolve seu primeiro longa-metragem ficcional “Relatório Porão dos Botos”, que integrou o Cabíria Lab (2022).
Bea Morbach
@bemorbach
Roteiro: Relatório Porão dos Botos
FelipeCruz_3
Felipe Cruz
Origem: Pará
É professor e escritor. Publicou os livros de poesia “Acúmulo” e “Os cegos dormem”, além da plaquete de poemas “Os mortos-vivos”. Em 2019, Cruz publicou seu primeiro livro de prosa, “Você nunca fez nada errado” (2019, Editora Monomito), seguido da novela “Os apocalipses” (Edições Agulha, 2021). É roteirista do longa-metragem ficcional “Relatório Porão dos Botos”, que integrou o Cabíria Lab (2022).
Felipe Cruz
-
Roteiro: Relatório Porão dos Botos
Andrea-Palermo_mh
Andrea Palermo
Autora-Roteirista, script-doctor e docente, especialista em Roteiro pela Roteiraria. Desenvolveu oito séries de ficção e uma, documental, e escreveu um longa-metragem. Na Roteiraria, idealizou cursos com foco na criação de protagonistas femininas. Realizou script-doctorings para produtoras. Palestrante em eventos de fomento ao audiovisual para mulheres periféricas. Hoje dedica-se a projetos de audiovisual e a estudos sobre temáticas femininas e o papel da mulher nas narrativas de ficção.
Andrea Palermo
@andreapalermo.roteirista
Roteiro: US

Semifinalistas

Georgina Castro
Georgina Castro
Origem: Ceará
Cearense, é atriz, roteirista e diretora. A estreia no cinema foi no elenco do filme “O Céu de Suely” de Karim Ainoüz. Com 25 anos de profissão atuou em mais de vinte longas. Estreou como roteirista em “Pão com Mortadela” (2009) Prêmio SESI-FIESP de Melhor Curta Paulistano. Em 2022 lançou seu segundo Curta “Hospital de Brinquedos”. Está em fase de captação de recursos do primeiro Longa como diretora-roteirista “Hamster” vencedor do “Prêmio de Incentivo à Roteiristas Mulheres” do Cabíria 2017.
Georgina Castro
@georginacastro_
Roteiro: A Mão que Balança a Rede
Vana-Medeiros
Vana Medeiros
Origem: São Paulo
VANA MEDEIROS é dramaturga, diretora, roteirista e co-criadora do Serie_Lab Festival. Escreveu, com Djin Sganzerla, o longa Mulher Oceano (2020), disponível na Amazon Prime, eleito Melhor Filme no Cine-PE 2020. Assina ainda o curta Polaris (2019), filmado entre Brasil e Suécia. Representou o Brasil na conferência Women Playwrights International (Chile, 2018) e no Corredor Latino-Americano de Teatro (México, 2017), e é autora de diversas peças de teatro.
Vana Medeiros
@vanamedeiros
Roteiro: FAKE
Debora-Falabella
Débora Falabella
Origem: São Paulo
Débora tem 20 anos de carreira. É sócia e produtora do Grupo3 de teatro há 15 anos. Participou de espetáculos como O Continente Negro e Contrações, e recebeu os prêmios Apca, Aptr. Atuou em novelas de sucesso como Avenida Brasil e O Clone e séries para plataformas. No cinema atuou em Lisbela e o Prisioneiro, O Primo Basílio, O Beijo no Asfalto, Bem Vinda Violeta, entre outros. Dirigiu espetáculos de teatro e vídeo poemas e projetos realizados na internet como Cara Palavra e Se eu estivesse aí.
Débora Falabella
@deborafalabellaoficial
Roteiro: Mantenha Fora do Alcance do Bebê
silviagomes
Silvia de Almeida Gomez
Origem: São Paulo
Jornalista, dramaturga e roteirista, autora das peças teatrais Mantenha fora do alcance do bebê (prêmios APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte - Melhor Dramaturgia e Aplauso Brasil, em 2015) e Neste mundo louco, nesta noite brilhante (indicação ao Prêmio Shell paulistano 2019 - Melhor Dramaturgia), entre outras. Como roteirista, integrou a equipe da websérie Eu de Você - Horas em casa, série João de Deus - Cura e Crime (Netflix) e dos podcasts NÓS (Spotify) e Pico dos Marins (Globoplay)
Silvia de Almeida Gomez
@silvinhagomez
Roteiro: Mantenha Fora do Alcance do Bebê
Vana-Medeiros
Vana Medeiros
Origem: São Paulo
VANA MEDEIROS é dramaturga e roteirista. Escreveu, com Djin Sganzerla, o longa Mulher Oceano (2020), disponível na Amazon Prime, escolhido Melhor Filme no Cine-PE 2020. Assina ainda o curta Polaris (2019), filmado entre Brasil e Suécia. Representou o Brasil na conferência Women Playwrights International (Chile, 2018) e no Corredor Latino-Americano de Teatro (México, 2017). É autora de A Morte da Estrela: Lembre de Mim (2022), de diversas peças de teatro e criadora do Serie_Lab Festival.
Vana Medeiros
@vanamedeiros
Roteiro: Mantenha Fora do Alcance do Bebê
593581e05790d02c6d0fd423_eugeniakimura_site
Eugenia Kimura
Origem: São Paulo
Eugenia Kimura é formada em Audiovisual pelo Centro Universitário Senac. Há quase 8 anos atua no mercado com foco em produção executiva e assuntos regulatórios, já tendo passado por produtoras como Mira Filmes, Gullane Entretenimento, Pródigo Films e Elo Studios. Atualmente, dedica-se ao desenvolvimento de projetos e escreve seu primeiro longa como roteirista, “Névoa Baixa”, selecionado na 10ª edição do Laboratório Cena 15 em 2022.
Eugenia Kimura
@eugeniakimura
Roteiro: Névoa Baixa
Urania-Munzanzu
Urânia Munzanzu
Origem: Bahia
Mulher negra, sapatão. Cineasta, roteirista e produtora. Mestre em Antropologia, graduada em jornalismo, poeta; fundadora e idealizadora da Frente Marginal de Arte Negra. Tem uma carreira dedicada a projetos audiovisuais cujo foco é a produção de narrativas contra hegemônicas dando destaque às Mulheres Negras e a luta anti racista. Em sua trajetória assina roteiro e direção de curtas, videoclipes e série documental.
Urânia Munzanzu
@uraniamunzanzu
Roteiro: Orquestra
Susan-Kalik
Susan Kalik
Origem: São Paulo
Susan Kalik é roteirista, diretora e produtora. Foi roteirista do longa/doc IJÓ DUDU (2022), roteirista e diretora do longa/doc Cores e Flores para Tita (2017), do média/doc Do que aprendi com minhas Mais Velhas (2016) e dos curtas/fic Sobre Nossas Cabeças e O Caso de Ester. Em 2022, foi roteirista da série/fic Anderson Spider Silva da PARAMOUNT. Atualmente é roteirista de longa/fic na AMAZON e de série/fic na DISNEY, e acaba de filmar o longa de ficção Timidez, como diretora e roteirista.
Susan Kalik
@susankalik
Roteiro: Orquestra