6ª edição
2024

Escolha o idioma

Brasil-SE,
2014,
15min

Conflitos e Abismos: A Expressão da Condição Humana

Classificação indicativa: 12 anos
Documentário, Animação
Sinopse

A pintura de Éverton expressa o que há de mais real na vida do homem. Aos olhos desse artista, a humanidade é revelada pelos aspectos mais sublimes e também mais obscuros. O artista cria a possibilidade do humano se redimir através da autoavaliação. Sua pintura não pretende agradar, mas cutucar. Ela é como uma revelação do BELO através do FEIO.

Trailer
Ficha técnica

Direção: Everlane Moraes

Curiosidades

Filme sobre o artista plástico sergipano José Everton Santos, pai de Everlane, analisando a estética do seu trabalho e enfatizando a sua concepção sobre o universo artístico. O filme trata filosoficamente sobre a relação existente entre arte e vida, usando um tema ao qual Santos se detém: a expressão da condição do homem.

Direção

Everlane Moraes é a homenageada do Cabíria Festival de 2023. Atua como diretora, professora, consultora, além de ser produtora e criadora da Pàttàki Audiovisual. Atualmente, codirige a série antológica “Histórias Impossíveis” na Rede Globo. Diretora de curtas que se destacaram por sua engenhosidade visual e narrativa, como Pattaki (2019) e Aurora (2018), seus filmes transitam entre diferentes gêneros e formatos, destacando as questões sociais, filosóficas e espirituais da diáspora negra. O trabalho da cineasta já foi exibido em festivais como Sundance, Rotterdam, BFI, Womxn in Windows e One Story Up.

Seus projetos de longa-metragem têm sido sistematicamente apoiados por fundos internacionais e vêm sendo selecionados para diversos laboratórios de formação, como San Sebastian, Iberseries & Platino Industria, European Film Market (EFI), Torino Film Lab, Doc Station/Berlinale Talents, entre outros. “O segredo de Sikán”, seu primeiro longa de ficção, está com lançamento previsto para 2025.

Everlane Moraes é formada em Cinema, com especialização em Direção de Documentários, pela Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV, Cuba), e tem formação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB, Brasil).

Compartilhe