6ª edição
2024

Escolha o idioma

ENCONTRO com Alice Diop

Entrevista exclusiva com Alice Diop, realizadora franco-senegalesa que tem se destacado por filmes que abordam as questões raciais da França contemporânea e aclamada por seus documentários Nós (2020) e Rumo à Ternura (2016), o festival promove, em parceria com o Telecine e a Embaixada da França no Brasil, a premiére do multipremiado “Saint Omer”, primeira ficção da cineasta, vencedor do Leão de Prata (Prêmio do Júri), e Leão do Futuro (Melhor Filme de Estreia), no Festival de Veneza (2022) e do César de Melhor Primeiro Filme (2023), entre outros. Neste intercâmbio internacional, Diop será entrevistada por Bárbara Bárcia, cineasta e produtora, sócia da FLUXA Filmes.

Data e hora

22/07

Local

Youtube Cabíria Festival

Assista no YouTube

Alice Diop

Alice Diop, reconhecida internacionalmente como uma documentarista autoral que infunde seus retratos sensíveis da vida nas margens com uma interação comovente entre o autobiográfico e o coletivo. Exploradora e contemplativa, a própria voz de Diop entra e sai de seus filmes, tanto como uma confidente para aqueles que não foram ouvidos, quanto como um gesto de intervenção autoral. Saint Omer é sua obra de estreia na ficção. Seus filmes já foram premiados pela Academia Francesa (César) e pelos Festivais de Veneza, Berlinale e Cinéma du Réel.

fluxa
Mediação e Pauta

Bárbara Bárcia

Bárbara é diretora e sócia da FLUXA Filmes, produtora que trabalha com equipes majoritariamente de mulheres. Dirigiu a campanha “Mulheres Fazem Cinema”, para o Telecine, e co-dirigiu o doc “O Futuro é Feminino”, que dá sequência à premiada série homônima do GNT. O curta-metragem “Home” é seu primeiro trabalho como diretora de ficção. É formada em Jornalismo pela UFRJ, com curso de extensão em Teatro na Sorbonne Nouvelle Paris III, e mestrado em Direção na MetFilm School pelo programa Chevening.

Redes sociais