6ª edição
2024

Escolha o idioma

Cuba,
2019,
21min

Pattaki

Classificação indicativa: 12 anos
Doc-ficção
Sinopse

Os peixes agonizam à beira-mar à medida que a água invade a cidade e forma espelhos que distorcem sua imagem. Na noite densa, quando a lua sobe a maré, esses seres, que vivem em uma vida diária monótona sem água, são hipnotizados pelos poderes de Iemanjá, a deusa do mar.

Trailer
Ficha técnica

Direção: Everlane Moraes

Produtor: Gregorio Rodríguez

Roteiro: Tatiana Mongue

Direção de Fotografia: Flávio Rebouças

Edição: Keily J. Estrada

Som: Vitor Coroa

Elenco: Rodolfo Ofarril, Amparo Molina, Mauria Herrera, Lazara Isis, Alexander Quiala

Curiosidades
  • Participou de diversos festivais internacionais, entre eles: Festival de Sundance (2020), International Film Festival Rotterdam (2019), BFI London Film Festival (2019) e DocumentaMadrid (2019)
  • Filha de Iemanjá, Everlane Moraes afirma que a concepção do filme partiu de uma reflexão sobre o mar: “é um elemento muito forte. Na diáspora, o mar nos levou, é o mar da escravidão, o mar dos barcos. [Mas] o mar é também um orixá forte que rege todas as culturas afro no mundo, este elemento da Deusa do mar que é muito forte”
Direção

Everlane Moraes é a homenageada do Cabíria Festival de 2023. Atua como diretora, professora, consultora, além de ser produtora e criadora da Pàttàki Audiovisual. Atualmente, codirige a série antológica “Histórias Impossíveis” na Rede Globo. Diretora de curtas que se destacaram por sua engenhosidade visual e narrativa, como Pattaki (2019) e Aurora (2018), seus filmes transitam entre diferentes gêneros e formatos, destacando as questões sociais, filosóficas e espirituais da diáspora negra. O trabalho da cineasta já foi exibido em festivais como Sundance, Rotterdam, BFI, Womxn in Windows e One Story Up.

Seus projetos de longa-metragem têm sido sistematicamente apoiados por fundos internacionais e vêm sendo selecionados para diversos laboratórios de formação, como San Sebastian, Iberseries & Platino Industria, European Film Market (EFI), Torino Film Lab, Doc Station/Berlinale Talents, entre outros. “O segredo de Sikán”, seu primeiro longa de ficção, está com lançamento previsto para 2025.

Everlane Moraes é formada em Cinema, com especialização em Direção de Documentários, pela Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV, Cuba), e tem formação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB, Brasil).

Compartilhe